top of page
Foto do escritorGilson dos Anjos

Dia da Mulher Negra

O Dia da Mulher Negra é o dia 25 de julho, instituído pelo governo do Brasil pela Lei nº 12.987/2014 em 2014. A data do Dia da Mulher Negra foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado em julho de 1992. O Dia da mulher negra é comemorado desde o início do século XXI.

Como homem negro, como brasileiro cinquentenário venho com esta postagem manifestar meu total apoio a instituição desta data reflexiva sobre a condição de mulher negra. Embora saibamos que um dia só não seja suficiente para denunciar a situação em desfavor das pessoas negras, o mesmo se soma, com destaque, aos outros 364 dias de luta anual.

Não é exclusividade do Brasil, mas temos a consciência que aqui os números do desfavor de negros e negras, ainda são muito elevados e afetam principalmente as mulheres. Estas situações de preconceito têm provocado, por muitos séculos, grandiosos danos a cidadania.

Entre as muitas lutas brasileira, especialmente para as mulheres negras que em sua maioria lutam para sair da condição de domésticas, mães solteiras, chefes de famílias. Elas buscam assim como a maioria dos negros brasileiros, o reconhecimento de sua condição de pessoas portadoras de direitos.

Esta busca se faz nos bancos escolares, mas para além da vida acadêmica se faz com denúncias de comportamentos abusivos normatizados pela sociedade patriarcal e na busca por políticas públicas de valorização da mulher negra em todos espaços sociedade contemporânea

O fato é que este é um debate para toda a sociedade brasileira (sociedade civil e entes públicos), pois enquanto não construirmos uma relação de respeito mútuo e de reconhecimento de todas as pessoas em sua condição de dignidade humana, estaremos presos pela marginalização que nos mesmos criamos.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page