(Re)conhecimento e negritude : uma questão da educação?
- Gilson dos Anjos
- 7 de nov. de 2018
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Atualizado: 7 de jan. de 2019

Título: (Re)conhecimento e negritude; uma questão da educação?
Autor: Gilson Luiz dos Anjos
Orientador: Paulo Peixoto de Albuquerque
Nível: Mestrado
Data: 2012
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Assunto: Negros. Reconhecimento. [en] Education. [en] Figth. [en] Negritude. [en] Recognition.
Resumo: Esta dissertação pesquisa a problemática da negritude no Vale do Taquari buscando entender como a luta dos negros, neste espaço, em busca de dignidade e autonomia pode se constituir um elemento chave para compreender dinâmicas e lógicas sociais mais amplas tais como, preconceitos, modos de ser, vocações locais, e que têm desdobramentos inclusive na contemporaneidade. O recorte temporal do desenvolvimento da pesquisa são as últimas cinco décadas. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa no arquivo público do jornal – O Informativo do Vale – e entrevistas semiestruturadas aplicadas com estudantes do ensino fundamental, mãe de estudante, professoras de educação infantil e de ensino fundamental, lideranças comunitárias e veteranos, procurando remover a cobertura sobre o imaginário e o real instituído. Como resultado evidenciou-se que a relação (re)conhecimento ou não dos negros como sujeitos portadores de direitos neste Vale localizado na região central do Rio Grande do Sul se dá na razão direta do modo como a sociedade da região entende o papel da Educação na constituição do negro e a sua participação na vida local que se caracteriza pela invisibilidade.
Tipo: Dissertação
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