top of page

(Re)conhecimento e negritude : uma questão da educação?

Atualizado: 7 de jan. de 2019


A imagem foi retirada da Revista “Conheça o Vale” que antecede a criação do Jornal “O Informativo” e ilustra o imaginário instituído na comunidade do Vale do Taquari.
A imagem de Josefina - 78 anos de dor e sofrimentos - foi retirada da Revista “Conheça o Vale” que antecede a criação do Jornal “O Informativo” e ilustra o imaginário instituído na comunidade do Vale do Taquari e a capa desta dissertação.


Título: (Re)conhecimento e negritude; uma questão da educação?


Autor: Gilson Luiz dos Anjos 


Orientador: Paulo Peixoto de Albuquerque


Nível: Mestrado


Data: 2012


Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação 


Assunto: Negros. Reconhecimento. [en] Education. [en] Figth. [en] Negritude. [en] Recognition.


Resumo: Esta dissertação pesquisa a problemática da negritude no Vale do Taquari buscando entender como a luta dos negros, neste espaço, em busca de dignidade e autonomia pode se constituir um elemento chave para compreender dinâmicas e lógicas sociais mais amplas tais como, preconceitos, modos de ser, vocações locais, e que têm desdobramentos inclusive na contemporaneidade. O recorte temporal do desenvolvimento da pesquisa são as últimas cinco décadas. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa no arquivo público do jornal – O Informativo do Vale – e entrevistas semiestruturadas aplicadas com estudantes do ensino fundamental, mãe de estudante, professoras de educação infantil e de ensino fundamental, lideranças comunitárias e veteranos, procurando remover a cobertura sobre o imaginário e o real instituído. Como resultado evidenciou-se que a relação (re)conhecimento ou não dos negros como sujeitos portadores de direitos neste Vale localizado na região central do Rio Grande do Sul se dá na razão direta do modo como a sociedade da região entende o papel da Educação na constituição do negro e a sua participação na vida local que se caracteriza pela invisibilidade.


Tipo: Dissertação


 
 
 

Comentarios


bottom of page